1. INTRODUÇÃO

1.1. Comunicado aos nossos colaboradores

O objetivo da nossa empresa é prover soluções que entreguem valor aos negócios de nossos clientes, nos tornando mais do que uma empresa de serviços, mas sendo reconhecida como um parceiro estratégico na escalada de cada negócio. Por atuarmos em projetos de alto valor agregado para as companhias que nos contratam, e por termos acesso a dados sensíveis e informações confidenciais sobre as suas estratégias empresariais, devemos nos assegurar que a prosperidade destes negócios ocorra de forma ética, segura e competitiva.

A iniciativa de estruturar a empresa, partiu não apenas do principio de trazer ao mercado apenas uma solução de negócio, mas primordialmente de construir uma empresa que tenha um crescimento perene, sustentável e integro baseado em um modelo de gestão suportado pelos pilares da Liderança, das Pessoas, dos Processos e da Tecnologia.

Lembrem-se de que a imagem da empresa, é composta de nossas ações e decisões como indivíduo e como grupo, e os maiores bens que temos são: (1) a nossa Imagem refletida pelo nosso caráter como pessoas, e (2) nossa Palavra que se materializa através da forma como conduzimos as ações no dia a dia.

Desta forma nossa atitude empresarial, deve refletir valores pautados pelo respeito a nossa vida e ao de nossos semelhantes, ao meio ambiente em que vivemos e/ou estamos, a ética profissional e a transparência nas ações, ao ímpeto de superação, a confiança mútua em nossos pares e finalmente aos resultados que alcançamos juntos.

Se por um lado o nosso modelo de gestão, com seus quatro pilares nos orienta sobre as melhores formas de atingirmos a excelência, por outro lado, nosso propósito, nossos valores e nossos princípios é que vão guiar as nossas atitudes, iniciativas e condutas.

Este Código de Ética e Conduta Profissional, é o documento que sustentará o Programa de Ética e Compliance da nossa empresa, e nos auxiliará a sermos profissionais cada dia melhores. Com clareza de governança e diretrizes, o Programa nos auxiliará em nossos julgamentos diários, sempre promovendo o diálogo aberto e transparente. Não podemos e devemos nunca nos omitir.

Todos nós almejamos trabalhar em uma empresa respeitada e admirada. Porém, a reputação coletiva começa e termina com nossas atitudes individuais. Faça a sua parte colocando os princípios do nosso Código de Ética e Conduta Profissional em prática nas pequenas e grandes decisões do seu dia a dia.

Eu conto com vocês, para alcançarmos juntos os nossos objetivos como empresa. Contem comigo para guia-los e apoiá-los por essa jornada.

Alexandre Abdala

Fundador e Diretor Executivo

1.2. Nosso propósito

Nosso propósito empresarial é apoiar os nossos clientes, no desenvolvimento de projetos que retornem benefícios efetivos e os impulsionem em sua estratégia de crescimento.

Este propósito se desdobra em nossa missão e visão empresarial, e em nossos valores como profissionais de alta performance que somos.

NOSSA MISSÃO

Agregar valor e potencializar a evolução sustentável do negócio dos nossos clientes através de nossa expertise, do emprego das melhores práticas e metodologias em gestão, utilizando as tecnologias mais modernas e eficientes e com uma atuação pautada pela excelência, ética e parceria.

NOSSA VISÃO

Ser reconhecida no mercado como um exemplo de empresa, aliada aos objetivos estratégicos de nossos acionistas e que supera as expectativas de nossos clientes.

NOSSOS VALORES

Atuar em todo o Território Nacional levando nossos valores em todos os projetos que atuamos:

  1. Com foco no cliente e em suas necessidades e objetivos; e
  2. Com compromisso com a ética em nossos negócios; e
  3. Com a premissa da excelência nos serviços prestados; e
  4. Praticando a responsabilidade social e ambiental em todos os negócios em que estivermos envolvidos.

1.3. Nosso compromisso de conduta

EXEMPLO

A Alta Administração e demais lideranças da nossa empresa são responsáveis por promover os princípios e os valores estabelecidos neste Código, devendo sempre servir de exemplos para que suas equipes se sintam integradas e parte de uma única organização, mantendo coerência plena entre o discurso e a prática.

RESPONSABILIDADE (ACCOUNTABILITY)

Todos os colaboradores têm o dever de atuar com diligência para agregar valor ao negócio e evitar prejuízos para a nossa empresa, devendo prestar contas dos atos que praticarem, na forma estabelecida nos padrões internos e sempre que lhes for demandado. Ao mesmo tempo, todos são proporcionalmente responsáveis pelas decisões tomadas no exercício de suas respectivas atribuições, ainda que tenham se baseado na manifestação prévia de outro empregado durante o processo de tomada de decisão.

CONFIANÇA

A nossa empresa confia e presume a integridade e a boa-fé de seus colaboradores em suas atividades profissionais, os orienta a cumprir as normas e os padrões e, ao mesmo tempo, reconhece que o conteúdo dos objetivos e dos interesses da empresa devem sempre prevalecer sobre a forma e os interesses individuais.

CORAGEM

A nossa empresa valoriza a determinação e a proatividade de seus colaboradores diante de situações adversas e desafiadoras, os quais devem ser incentivados a dizer o que precisa ser dito e a fazer o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras e fora das rotinas usuais da empresa.

UNIÃO

As equipes de trabalho da nossa empresa serão formadas com comprometimento, com propósitos alinhados aos objetivos estratégicos da companhia e com capacidade de aplicar as diversas habilidades e aptidões de cada um de seus membros.

COOPERAÇÃO

O princípio da unidade induz cada um dos nossos colaboradores a orientar o exercício de suas atividades a partir de um espírito cooperativo e solidário, compartilhando conhecimentos e experiências, de modo a alcançar o sucesso da empresa como um todo.

INOVAÇÃO

A inovação e o espírito inventivo e criativo dos colaboradores serão constantemente incentivados, pois são as novas ideias, as novas soluções e a compreensão das transformações internas e externas à empresa que conduzem à excelência e à evolução da organização e da sociedade.

MELHORIA CONTÍNUA

Os processos de trabalho devem ser compreendidos como instrumentos destinados à geração de valor e focados no contínuo aprendizado, razão pela qual devem permanecer sob constante monitoramento e aperfeiçoamento, principalmente diante da análise de situações concretas às quais estejam eles submetidos.

REPUTAÇÃO

Os membros da Alta Administração e os colaboradores da nossa empresa carregam consigo a imagem e a reputação da companhia, dentro e fora dela, seja no mundo real ou no mundo virtual. Por isso, a conduta de membros da Alta Administração ou de quaisquer empregados que atente contra os valores e a reputação da nossa empresa ou a prática de crimes intencionais, ainda que não estejam em horário de expediente e a infração não tenha sido cometida no ambiente de trabalho, ou mesmo que o ato aconteça no âmbito da Internet ou das redes sociais, caracteriza quebra de decoro profissional e poderá implicar a aplicação de sanções disciplinares, inclusive a rescisão do contrato de trabalho.

TRANSPARÊNCIA

A companhia e seus administradores se comprometem a realizar uma comunicação transparente, verdadeira, facilmente compreensível e acessível a todos os interessados. Comprometem-se, ainda, a registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato e completo, sem ambiguidade de informações, além de disponibilizar seus livros com inteira transparência às auditorias internas e externas e aos órgãos públicos competentes.

1.4. Nosso modelo de gestão

Nosso modelo de gestão corporativa é baseado em desempenho e resultados, que se tornam tangíveis através dos Pilares da Liderança, das Pessoas, dos Processos e da Tecnologia. Adotamos pilares sólidos, reconhecidos e praticados pelas melhores organizações do mundo.

Esse modelo de gestão está suportado por 8 fundamentos, que compõem o Modelo de Gestão de Excelência® (MEG):

  1. PENSAMENTO SISTÊMICO

O pensamento sistêmico conduz a nossa empresa para um olhar mais estratégico, de longo prazo, sem privilegiar uma parte em relação ao todo. Trata-se de entender o papel de cada unidade de negócio inserida no contexto da organização, de modo que tudo precisa funcionar de forma integrada, sendo que o mau funcionamento de uma parte pode afetar o conjunto.

Nesse sentido, as áreas de negócio precisam se ver como parte de um ecossistema econômico, com fornecedores, clientes, membros da sociedade civil e parceiros de negócios, existindo forte interdependência entre todos os agentes. Isto é, cada elemento afeta e é afetado pelo negócio.

  1. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO

Trata-se de reconhecer a importância de identificar lacunas e melhorar a gestão, como condicionante para promover a mudança ou inovação na nossa empresa, quer seja em serviços, processos, modelos de negócio, formas de atuação ou qualquer outro projeto.

O motivo é que, para fazer algo novo, é preciso conhecer algo novo, ou seja, é preciso aprender. Não existe mudança sem aprendizado, sem um somatório de competências que devem ser obtidas.

  1. LIDERANÇA TRANSFORMADORA

Consiste em desenvolver líderes que representem uma influência positiva para os liderados, com um comportamento ético, inspirador, exemplar e comprometido com a excelência. Quem está à frente da equipe deve ser capaz de engajar os profissionais e fazer com que todos persigam os objetivos da nossa empresa.

Além disso, as pessoas nessas posições serão responsáveis por compreender os cenários e os requisitos das partes interessadas, orientando os colaboradores quanto às ações necessárias em curto, médio e longo prazo.

  1. COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS

Consiste em compreender a existência de atores relevantes para o sucesso organizacional e sua relação de interdependência com o negócio, estabelecendo vínculos com a força de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros. Isso passa por entender os requisitos das partes interessadas, buscando acordos satisfatórios. Afinal, elas podem gerar forças, fraquezas, oportunidades ou ameaças para a nossa empresa.

  1. ADAPTABILIDADE

Diz respeito a saber atuar em cenários dinâmicos, voláteis, incertos e ambíguos, chamados de VUCA. Para tanto, deve haver alta capacidade de reação e de mobilização para mudança no momento certo, demonstrando a força necessária para conduzir a nossa empresa diante de variações de contexto. Trata-se de fazer a gestão da mudança no tempo adequado.

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Consiste em estabelecer um modelo de desenvolvimento que equilibre as questões sociais, ambientais e econômicas dentro do contexto dos projetos em que atuamos. Não devemos menosprezar nenhum dos pontos desse tripé. Ainda que, em cada tipo de indústria e projeto os pesos sejam diferentes, a condução deve ser sempre harmônica.

  1. ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS

Trata-se de pensar a nossa empresa a partir dos processos que produzem valor, mantendo um sistema coerente em que não haja conflitos entre diferentes áreas. Isto é, não se deve otimizar um processo em detrimento de outro.

Por isso, a noção de processo é algo transversal, ou seja, que permeia por toda a organização. Logo, a nossa empresa deve ser vista sob a ótica desses fluxos que transpassam toda sua estrutura.

  1. GERAÇÃO DE VALOR

Trata-se de constatar se os resultados mensurados e aferidos, de fato, representam melhorias contínuas, em termos econômicos, ambientais, sociais, bem como de resultados para fornecedores, clientes e parceiros de negócio.

2. Código de ética e conduta profissional

Este Código de Ética e Conduta Profissional descreve as expectativas que temos de nós mesmos e nossos parceiros de trabalho. O Código define os ideais aos quais aspiramos, bem como os comportamentos que são obrigatórios em nossos papéis como profissionais.

O objetivo do Código é inspirar confiança e ajudar um indivíduo a se tornar um profissional melhor. Fazemos isso estabelecendo uma compreensão comum de comportamento apropriado em toda a nossa atuação empresarial e profissional. Acreditamos que a credibilidade e a reputação são moldadas pela conduta coletiva de todos os profissionais individuais.

O Código de Ética e Conduta Profissional aplica-se aos membros da Diretoria Executiva, empregados, estagiários, prestadores de serviço e qualquer pessoa que atue em nome da nossa empresa. Este Código será periodicamente revisto e atualizado, no mínimo a cada dois anos, sob responsabilidade da área de Governança e Conformidade, cabendo a Diretoria Executiva a sua aprovação.

As orientações deste Código devem ser observadas em todas as atividades da empresa. No entanto, é possível que você se depare com alguma situação em que as orientações deste Código não sejam suficientes. Nesses casos, o seu talento pessoal, seu senso de dono e seu poder de iniciativa para inovar em prol da nossa empresa poderão auxiliá-lo na sua tomada de decisão, sempre procurando avaliar os riscos e as consequências de seus atos.

É dever de todos nós resguardar a empresa de todo e qualquer desvio de que venha a ter conhecimento, ainda que aparente. Assim, caso você se depare com situações que possam configurar não conformidades, reporte ao Canal de Denúncias, de forma tempestiva, honesta, razoável e responsável, detalhando atitudes ou práticas que não observem as diretrizes deste Código, as normas internas da empresa ou a legislação e as normas.

2.1. A preservação da vida

Colocamos as pessoas no centro das nossas decisões e ações e acreditamos que todo trabalhador tem direito a um ambiente seguro e saudável. Neste sentido devemos adotar um modelo de gestão integrado que possibilita, com a gestão da rotina e eficiência, que nossas atividades sejam executadas com excelência.

Acreditamos que, operando com excelência e, consequentemente, com mais segurança, as metas de produção e financeiras serão atingidas como resultado natural dessa gestão responsável e consciente.

Reconhecemos que erros podem acontecer e, caso aconteçam, devem ser enfrentados com honestidade, e nunca omitidos. Por isso, reportamos todo acidente, quase acidente e condições inseguras. Quando agimos com ética, tratamos nossas falhas de forma franca, profissional e imediata, sempre colocando a vida em primeiro lugar.

Reconhecemos que nossas decisões podem afetar a vida de outras pessoas, sejam elas empregados da empresa ou não. Por isso, devemos adotamos padrões que nos permitem ter disciplina operacional, além de planejar e executar nossas atividades de forma ética, responsável e segura.

2.2. Atuação sustentável e com responsabilidade social

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Devemos respeitar a natureza e o meio ambiente no âmbito da execução dos projetos em que atuamos, e acreditamos que esse respeito é um dos suportes da nossa excelência operacional.

Somos conscientes da importância e do contexto global de conservação das fontes de recurso da natureza e a forma como conduzimos os projetos de nossos clientes, deve estar integrada a esse requisito. Por isso, assumimos compromissos claros e formais com as nossas práticas operacionais, ajudando a equilibrar os impactos ambientais que os projetos de nossos clientes geram, com medidas de controle e compensação adequadas, sempre em busca de um progresso sustentável.

DIREITOS HUMANOS

Respeitamos e promovemos os Direitos Humanos de nossos colaboradores e dos nossos fornecedores, buscando constantemente prevenir potenciais impactos e violações e, quando necessário, trabalhamos para mitigá-los e remediá-los nas atividades dos projetos e negócios em que atuamos. Para isso, seguimos os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU e as legislações trabalhistas do Brasil.

Incentivamos que nossos empregados, terceiros e comunidades denunciem situações em que os Direitos Humanos não são respeitados.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Valorizamos a diversidade e promovemos um ambiente inclusivo. Investimos no desenvolvimento constante de nossos colaboradores, porque acreditamos que o crescimento da nossa empresa está interligado com o crescimento de quem participa da construção do nosso negócio no dia a dia.

Reconhecemos e damos oportunidades de forma justa, igualitária e meritocrática a todas as pessoas.

Asseguramos que cada indivíduo seja respeitado e tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial, independentemente de suas diferenças culturais ou ideológicas, deficiências, gênero, cor, etnia, nacionalidade, origem, convicções políticas, crenças religiosas, idade, estado civil, condição de sindicalização, classe social, orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra condição. Temos o compromisso com a criação de um ambiente respeitoso e de diálogo, no qual as pessoas possam ser elas mesmas.

Não toleramos nenhuma forma de preconceito, discriminação, racismo, homofobia, assédio moral ou sexual, nem quaisquer situações de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade ou constrangimento. A inclusão das diferenças é um ponto de partida para um mundo mais justo e igualitário. Para nós, a diferença faz toda a diferença.

RELAÇÕES SAUDÁVEIS, CONSTRUTIVAS E MERITOCRÁTICAS

Formamos nosso ambiente de trabalho baseados em relações de parceria, respeito mútuo, ética e integridade.

Sabemos que cada pessoa é única e singular, assim como o contexto no qual ela está inserida no dia a dia. Nossos modelos de gestão buscam reconhecer e considerar esses elementos antes de qualquer tomada de decisão que possa afetar nossos colaboradores.

Assim como o reconhecimento pelos resultados, é aferido através de objetivos bem definidos, mensuráveis e com base em um plano de metas alcançável e desenvolvido através do alinhamento de objetivos do planejamento estratégico.

2.3. Integridade em nossas ações

DIÁLOGO ABERTO E TRANSPARENTE

Somos uma empresa com escuta ativa, que valoriza a manifestação de opiniões e a diversidade de pontos de vista. Agimos com maturidade e respeito diante do contraditório, aprendendo constantemente. Em nenhuma hipótese retaliamos manifestações de divergência.

Sabemos lidar com os nossos erros e, por isso, repudiamos qualquer omissão de problemas. É esperado que todos sempre pratiquem um diálogo aberto e transparente.

AUSÊNCIA DE CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses acontecem quando alguém age em benefício próprio, ou para beneficiar familiares, pessoas próximas, acionistas, fornecedores ou funcionários de governo, independentemente de a nossa empresa se beneficiar, se prejudicar ou não.

Repudiamos e afastamos qualquer ação, influência ou decisão motivada por interesses contrários às normas que não sejam exclusivos e legítimos da nossa empresa.

INTOLERÂNCIA À CORRUPÇÃO OU QUALQUER VANTAGEM INDEVIDA

Sabemos que a corrupção acontece quando alguém dá, promete, oferece ou autoriza favores ou algo de valor, direta ou indiretamente, para influenciar uma decisão, para ganhar uma vantagem indevida ou para obter ou manter negócios, podendo ocorrer na esfera pública ou privada.

Além de ser um ato ilegal e antiético, sujeito à responsabilização criminal, a corrupção traz graves consequências para a empresa e para a sociedade. A nossa empresa tem tolerância zero para suborno e corrupção e não protege quem faz uso dessa prática, seja um empregado, seja um administrador seja um fornecedor.

Possuímos um Programa de Ética & Compliance, com governança, diretrizes e regras claras sobre corrupção, que incluem ações de monitoramento e gestão de consequências, prezando pela não obstrução de qualquer atividade de fiscalização relacionada a esse tema.

CONCORRÊNCIA LEAL E REPRESENTAÇÃO DA NOSSA EMPRESA

Acreditamos que a livre concorrência é a melhor forma de fazermos negócios de maneira justa e saudável. Atuamos de forma íntegra e promovemos um ambiente de negócios livre de fraudes e manipulações de qualquer tipo, seja em licitações, seja em contratos com o setor privado.

A nossa empresa é representada institucionalmente por empregados, administradores, diretores-executivos e parceiros que se relacionam com interlocutores externos. Acreditamos que o respeito mútuo e a coerência com nossos valores são a base desses relacionamentos, independentemente da localidade e da situação.

Não há espaço para conflitos de interesses, uso indevido de informações confidenciais, corrupção nem práticas anticoncorrenciais nas nossas representações.

PRESENTES, REFEIÇÕES E ENTRETENIMENTO

Estimulamos a construção de boas relações com nossos diversos Interlocutores Externos. A troca de presentes, refeições e entretenimento não é incentivada, mas é permitida em contextos culturais ou de celebração de parcerias institucionais. Essa troca nunca poderá ser usada para influenciar decisões nem para obter vantagem indevida, e jamais deve ser feita em dinheiro ou equivalente em dinheiro, como vouchers ou cartões- presente.

Além disso, deve: (a) ter caráter exclusivamente institucional (nunca de negócio); (b) acontecer de forma transparente; (c) não ter nenhum tipo de conflito de interesses; e (d) respeitar as regras internas sobre esse tema.

REPUTAÇÃO

Sabemos do esforço para a construção da reputação de uma empresa e como ela pode ser destruída rapidamente. Essa estruturação é um exercício diário, formado por pequenas e grandes ações praticadas por todos nós. O respeito à reputação da nossa empresa é consequência de ações responsáveis e corretas, decisões éticas, correções imediatas e respeito ao nosso Código Ética e de Conduta Profissional e aos valores da nossa empresa.

NOSSOS FORNECEDORES

Precisamos ser coerentes com nossos valores e praticá-los diariamente em todos os aspectos do nosso negócio, incluindo a escolha de nossos Fornecedores e o relacionamento com eles.

Nossas relações com Fornecedores, que são parte da nossa cadeia de valor, são pautadas por boa-fé, honestidade, ética e transparência, e sempre buscam contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico e social das regiões e dos projetos em que atuamos.

3. Canal de denúncias

Se, em vez de uma dúvida, você quiser informar um caso de suspeita ou de má conduta ética, o lugar correto é o nosso Canal de Denúncias.

Tratamos denúncias de forma isenta e séria. Ao decidir fazer uma, forneça o máximo de informações que possam comprová-la, possibilitando uma apuração justa e equilibrada. Quando uma notificação é feita, toda uma estrutura corporativa é mobilizada para conduzir a investigação e, se necessário, responsabilizar os envolvidos. Em nenhuma circunstância haverá quebra de confidencialidade, intimidação nem retaliação ao denunciante.

4. Consequências das violações

Toda ação tem uma consequência, e isso não é diferente no caso de má conduta ética. Qualquer empregado ou Administrador que viole os princípios deste Código de Ética e Conduta Profissional e demais políticas e normas da nossa empresa está sujeito às medidas disciplinares abaixo, que serão aplicadas de acordo com as leis locais e a gravidade da violação:

  • Advertência;
  • Treinamento;
  • Suspensão;
  • Demissão;
  • Outras providências jurídicas e medidas cabíveis.

5. Glossário

ADMINISTRADORES

Para fins deste Código, são membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, dos Comitês de Assessoramento e da Diretoria Executiva.

ALGO DE VALOR

Inclui mais do que apenas dinheiro; inclui presentes, refeições, entretenimento, patrocínios, doações, vagas de emprego, bens ou propriedades. Também pode incluir benefícios intangíveis, como informações privilegiadas e tipping (tipos de informações confidenciais que podem impactar no valor das ações da empresa, como notícias de fusões, aquisições ou vendas de subsidiárias, oferta planejada ou venda de valores mobiliários da empresa etc.).

ASSÉDIO MORAL

Ataques repetitivos por meio de palavras ou gestos grosseiros e inadequados, comentários maliciosos, insultos preconceituosos ou discriminatórios, bullying, intimidações, boatos e piadas inoportunas que acabam humilhando o empregado, até mesmo afastando-o das relações profissionais.

ASSÉDIO SEXUAL

Acontece quando uma pessoa se sente constrangida por alguém que busca obter vantagem ou favorecimento sexual ou que a coloca em um contexto sexual não desejado. Ocorre por meio de avanços sexuais indevidos, comentários indecentes ou observações obscenas. Isso inclui prometer ou proporcionar emprego, promoção, remuneração ou tratamento especial em troca de favores sexuais. Também inclui toques inadequados ou indesejados, bem como a publicação ou o compartilhamento de imagens, objetos ou materiais obscenos.

DIREITOS HUMANOS

São direitos e liberdades fundamentais que se aplicam a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, independentemente de idade, etnia, cor da pele, sexo, nacionalidade, idioma, religião ou qualquer outra condição, com o objetivo de garantir a dignidade e o igual respeito a todos, sem nenhum tipo de discriminação.

FAMILIAR

Para este Código de Conduta, são considerados familiares: cônjuge, companheiro(a), pais, mães, filhos(as), irmãos(ãs), avós, netos(as), tios(as), sobrinhos(as), primos(as) e agregados, como sogros(as), nora/genro, cunhados(as), madrasta/ padrasto, enteados(as).

FUNCIONÁRIOS DE GOVERNO

Não é apenas alguém eleito; inclui: (a) oficial, funcionário, servidor, empregado ou representante de um governo, de uma empresa estatal ou de economia mista, ou qualquer pessoa que exerça funções públicas em nome das entidades acima mencionadas; (b) membro de uma assembleia ou comitê, ou funcionário envolvido no desempenho de funções públicas, de acordo com as leis e regulações aplicáveis, para auxiliar no desempenho de funções públicas, como modificar ou redigir leis ou regulamentos; (c) funcionário do Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário, independentemente de ser eleito ou nomeado; (d) funcionário ou empregado de uma agência governamental ou autoridade reguladora; (e) dirigente ou pessoa que ocupe um cargo em um partido político ou que seja candidata a cargo político; (f ) indivíduo que detém qualquer cargo oficial, cerimonial ou outro cargo nomeado ou herdado junto a um governo ou qualquer uma de suas agências; (g) funcionário ou empregado de uma organização pública internacional, como Nações Unidas, Banco Mundial ou Fundo Monetário Internacional; (h) pessoa que é ou se coloca como um intermediário agindo em nome de um funcionário de governo; (i) pessoa que, embora não seja funcionária pública, é determinada pela legislação aplicável que deve ser tratada da mesma forma que um funcionário público; (j) aquele que, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerça cargo, emprego ou função pública.

INTERLOCUTOR EXTERNO

Público externo com o qual nos relacionamos, incluindo, mas não se limitando a clientes, Fornecedores, prestadores de serviços, imprensa, investidores, parceiros, comunidades, governo, Funcionários de Governo, sociedade civil e organizações não governamentais.

PESSOA PRÓXIMA

Para este Código de Conduta, são consideradas pessoas próximas aquelas com as quais se mantêm vínculos, relacionamentos afetivos ou convivência habitual, por laço seja amoroso, seja de amizade, em que possa existir o interesse em beneficiar o outro.

SUBORNO

Oferta, promessa, pagamento ou concessão de Algo de Valor a um Funcionário de Governo ou a qualquer outra pessoa, com a intenção de dar ou alcançar uma vantagem indevida.

FORNECEDORES

Quaisquer fornecedores de bens e/ou prestadores de serviços, incluindo, mas não se limitando a consultor, agente, representante comercial, assessor político, despachante, intermediário, entre outros.